Na manhã desta quarta-feira (10), a Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Underbill, com o objetivo de investigar e desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes no comércio exterior, responsável por um prejuízo estimado de R$ 90 milhões aos cofres públicos.
A ação apura crimes como sonegação de tributos, contrabando, descaminho, evasão de divisas e interposição fraudulenta de pessoas, além de pagamentos internacionais realizados por meio de operações ilegais de câmbio.
As investigações tiveram início a partir de autuações fiscais sobre empresas importadoras, revelando indícios de subfaturamento de mercadorias, ocultação de beneficiários reais, e burla aos controles aduaneiros e de órgãos reguladores. Também foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade econômica de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, além de práticas de ocultação de patrimônio.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no estado do Pará. A operação conta com a participação de 17 servidores da Receita Federal (entre auditores-fiscais e analistas tributários) e 50 policiais federais.
Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, sonegação fiscal, contrabando, descaminho e evasão cambial.