Quatro homens, três brasileiros e um argentino, foram presos em Bernardo de Irigoyen, na Argentina, durante uma operação da Unidade Regional XII da Polícia de Misiones.
O grupo é suspeito de envolvimento em uma rede de furto e transporte ilegal de veículos entre Brasil e Argentina. Em apenas 24 horas, os policiais argentinos recuperaram quatro automóveis furtados em cidades brasileiras da região de fronteira.
O primeiro veículo foi encontrado ainda na madrugada de sábado, 15, no bairro Trânsito Pesado. Tratava-se de um Fiat Uno furtado horas antes em Dionísio Cerqueira.
No mesmo dia, por volta das 23h30, equipes que atuavam em San Antonio identificaram uma Renault Duster oficial do Governo do Paraná, pertencente à Defesa Agropecuária (MAPA). O motorista, já conhecido das autoridades, tentou fugir e abandonou o veículo às margens do Rio San Antonio, retornando ao território brasileiro.
A polícia confirmou ainda o furto de uma Saveiro também pertencente ao MAPA, que não foi localizada.
Na manhã de domingo, por volta das 9h45, policiais abordaram um Fiat Uno ocupado por quatro homens em atitude suspeita em Bernardo de Irigoyen. Dois deles, de 26 e 35 anos, são moradores de Guarujá do Sul; outro, de 39 anos, é natural de Dionísio Cerqueira; e o quarto é argentino, também de 39 anos.
Nenhum soube explicar a origem do veículo, que havia sido furtado horas antes em Guarujá do Sul. Todos foram presos e encaminhados à delegacia local.
Pouco depois, às 12h40, a polícia encontrou um GM Kadett vermelho, com placas de Santa Isabel do Oeste, abandonado às margens da Ruta Nacional 101. A consulta confirmou que o carro também havia sido furtado no Brasil.
De acordo com o comandante da UR XII, Celestino Raúl Medina, todos os veículos recuperados serão devidamente devolvidos aos proprietários. A polícia argentina segue investigando a atuação da quadrilha e a possível ligação entre os casos.