Um homem de 21 anos, argentino naturalizado brasileiro, foi preso na tarde de quarta-feira (19) em Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Ele era procurado pelo homicídio de Deomira Conci, de 76 anos, encontrada morta em uma área de mata no interior do município argentino no dia 1º de setembro. Contra ele havia um mandado de prisão internacional, com alerta vermelho da Interpol.
O suspeito teria participação no roubo seguido de morte da idosa, moradora de São Miguel do Oeste, cujo corpo foi localizado às margens da Ruta Nacional 101. O caso mobilizou forças policiais dos dois países.
A captura ocorreu por volta das 16h, após semanas de monitoramento e ações coordenadas entre a Divisão da Brigada de Investigações e a Brigada de Fronteiras da Unidade Regional XII, da polícia de Misiones.
Conforme a polícia argentina, além do latrocínio, o jovem estaria ligado a redes criminosas de crimes patrimoniais e tráfico de drogas, o que fez com que seu status de foragido internacional fosse tratado como prioridade.
Após ser detido, ele foi encaminhado à sede policial, onde permanece à disposição da Justiça. O tribunal federal assumiu a investigação e trabalha em conjunto com o Comando Tripartite nos trâmites de extradição.
O corpo de Deomira Conci, de 76 anos, moradora do bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste, foi encontrado em 1º de setembro por um morador da comunidade de Juan Manuel de Rosas, área rural de Bernardo de Irigoyen, a cerca de 13 km da fronteira.
A vítima apresentava ferimentos graves, incluindo golpe no crânio, hematomas, cortes profundos no pescoço e múltiplas perfurações pelo corpo, compatíveis com arma branca. A perícia indicou que a morte ocorreu poucas horas antes da localização do cadáver, e que o crime não ocorreu no local onde o corpo foi deixado.
Próximo ao corpo, os policiais encontraram um par de sapatos, óculos e a capa do banco traseiro de um carro, possíveis evidências do crime.
A identificação da vítima só ocorreu no dia 8 de setembro, por meio das digitais. O filho da idosa procurou a polícia após dias sem contato com a mãe.