A Polícia de Misiones mantém um grande cerco na faixa de fronteira após a fuga de sete presos da Delegacia de Bernardo de Irigoyen, registrada na madrugada de segunda-feira (1º). Os detentos escaparam depois de abrir um buraco na parede do banheiro da cela. Desde então, a região está sob cerco, com bloqueios em rotas principais e secundárias, varreduras em áreas de mata, patrulhamento terrestre e aéreo com drones, uso de cães farejadores e equipes táticas posicionadas em pontos estratégicos.
As autoridades trabalham com a hipótese de que parte do grupo possa ter tentado cruzar para o Brasil por passagens clandestinas.
Entre os sete evadidos, dois são considerados de alta periculosidade:
Alejandro Damián Ramos, 35 anos, “Dente”, acusado de homicídio qualificado pelo uso de arma de fogo e investigado como principal suspeito da morte do vigia Jorge “Koki” Ferreyra, executado com um tiro no peito. O crime ocorreu em 3 de agosto, no bairro Vista Alegre, quando dois homens em uma moto dispararam ao menos 26 vezes contra a casa onde a vítima trabalhava. Ramos também responde a outros quatro processos: dois roubos simples, um roubo qualificado e outro roubo qualificado pelo uso de arma. Ele ainda foi associado a confronto com a Gendarmaria Nacional Argentina (GNA), em 2023, episódio em que morreu uma jovem brasileira de 19 anos.
Emanuel Kraulich, 29 anos, “Pirata” – tem cinco processos por homicídio qualificado com arma de fogo e diferentes modalidades de roubo. Segundo a investigação, ele deveria comparecer nesta semana ao juizado de instrução para responder a acusações pendentes, já que havia sido preso na última sexta-feira ao tentar atravessar a fronteira.
Os outros evadidos são:
Daniel Simons, 26 anos, possui oito ocorrências por roubos e ameaças.Agustín Morais, 23 anos, responde por roubo.
Darío Brítez, procurado pela Interpol em uma causa federal.
Juan José Ferreira Alvez, recapturado horas após a fuga.
Jorge Guillermo Ojeda, 29 anos, recapturado na noite do mesmo dia.
Desde a fuga, três presos já foram localizados:
Juan José Ferreira Alvez, Poucas horas após a evasão, ele foi encontrado por uma patrulha do Comando de San Antonio. A Polícia confirmou que o detento foi capturado ainda dentro da área de buscas iniciais e reconduzido à delegacia.
Jorge Guillermo Ojeda, A segunda prisão ocorreu na noite de segunda-feira (1º). Ojeda foi localizado por equipes da Divisão de Defesa do Meio Ambiente e Crimes Rurais, por volta das 21h, no bairro Trânsito Pesado, em Irigoyen. Ele foi abordado durante buscas urbanas e rurais e detido sem oferecer resistência. Depois, foi levado a uma unidade segura e colocado novamente à disposição da Justiça.
Alejandro Damián Ramos, 35 anos, “Dente”, considerado o foragido de maior risco, “Dente” foi recapturado na manhã de terça-feira (2). Ele estava como passageiro em um ônibus urbano na linha Dos Hermanas – Eldorado quando foi identificado em um bloqueio policial na Ruta Nacional 14, na área da Comisaría de Dos Hermanas. Ao notar a presença policial, tentou descer para fugir, mas foi cercado e preso durante um “operativo cerrojo”. Ele permanece detido e responderá também pelo crime de evasão.
Com três recapturas confirmadas, quatro presos seguem foragidos:
Emanuel Kraulich, “Pirata”, de alta periculosidade, acusado de homicídio qualificado com arma de fogo e roubos.
Daniel Simons, com histórico de roubos e ameaças.
Agustín Morais, responde por roubo.
Darío Brítez, que é alvo de mandato da Interpol em investigação federal.
Além das buscas, a Chefia de Polícia determinou que a Corregedoria abra investigação administrativa para apurar possíveis falhas e responsabilidades na custódia no momento da fuga. O operativo continua com apoio de diferentes unidades regionais e delegacias, com foco em localizar os quatro criminosos restantes e impedir que escapem pela fronteira.