Aproximadamente 5.400 servidores, entre professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério da rede estadual de ensino do Paraná, iniciarão o ano de 2026 com progressão na carreira. A concessão do benefício pelo Governo do Estado foi publicada em Resolução Conjunta na quinta-feira (18).
A medida representa um investimento de 22 milhões e 900 mil reais do Estado na valorização dos profissionais da educação. Em razão do fechamento das folhas de pagamento de dezembro, a efetivação da medida ocorre a partir de janeiro. A mudança passa a valer a partir da data de protocolo da progressão. Dessa forma, o pagamento ao final de janeiro inclui o reajuste proporcional referente ao período de 18 a 31 de dezembro, além do valor integral correspondente ao mês de janeiro.
A progressão na carreira é a passagem de uma classe para outra dentro de um mesmo nível da carreira, correspondente à titulação ou formação acadêmica do docente, e é obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional.
Também nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Educação anunciou a nomeação de mais 224 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. As informações serão atualizadas no site do IBFC, responsável pelo certame. Somente em 2025, 2.304 novos professores e pedagogos foram nomeados para atuar na rede estadual, além da oferta de cerca de mil vagas de dobra de padrão para ampliação da carga horária.