Gasolina e diesel podem ficar mais caros no dia 1º de janeiro
Esses reajustes foram aprovados nacionalmente em 2024 e programados para janeiro de 2026, aumentando o valor por litro da gasolina e do diesel.
Por: Luan Peretti
30 de dezembro de 2025
A- A A+

A partir do dia 1º de janeiro de 2026, o preço da gasolina e do diesel no Paraná deve ficar cerca de R$ 0,10 e R$ 0,05 mais caro, respectivamente. A informação e do Paranapetro, que é o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná. O reajuste é resultado de uma alteração do cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A alteração está de acordo com a decisão do Comitê Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), formado pelos secretários da Fazenda dos governos estaduais. “O repasse do imposto por parte das distribuidoras para os postos é imediato, o que reflete em aumento para o mercado”, diz a nota do Paranapetro.

Esses reajustes foram aprovados nacionalmente em 2024 e programados para janeiro de 2026, aumentando o valor por litro da gasolina e do diesel. Em janeiro de 2024, houve um aumento de 12,5% nas alíquotas do ICMS para gasolina, diesel e gás de cozinha, com valores fixos por litro definidos nacionalmente, impactando o Paraná.

Fonte: Bem Paraná
Fotos
Comentários