Cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência após as fortes chuvas registradas no Estado nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, os decretos são válidos para Laguna, Barra Velha, Major Gercino, Treze Tílias e Timbó Grande. Outros três municípios seguem em análise.
Laguna foi a primeira cidade a decretar situação de emergência. A cidade do Sul catarinense foi atingida por um forte temporal no final da tarde de sábado (27), que causou estragos. Segundo a prefeitura, a força do vento foi tanta que afetou casas, escolas, creches, prédio do Porto Pesqueiro, redes de distribuição de energia, agricultura e comércio.
A prefeitura disponibilizou um link de cadastro para estimar quantas famílias foram afetadas e necessitam de auxílio de lonas e telhas. Conforme o texto do decreto, a intenção é adotar o mais rápido possível um conjunto de medidas para recuperar a cidade e dar assistência aos moradores.
Ainda no final da noite de sábado, fortes chuvas também provocaram estragos em Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. Segundo a prefeitura, foram registrados 70 milímetros de chuva em um intervalo de 40 minutos.
Houve registro de danos materiais em residências e comércios, perdas de bens e danos a estruturas públicas, como postes, pontes e vias interditadas. Por conta disso, o município decidiu decretar situação de emergência por conta do “desastre classificado como extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em decorrência de precipitações intensas”. O decreto tem validade de 90 dias.