Entenda o erro que tirou WhatsApp, Facebook e Instagram do ar
O mensageiro voltou a funcionar por volta das 18h50 depois de ficar mais de seis horas fora do ar.
Por: Deise Bach
05 de outubro de 2021
A- A A+

Perceba o mundo das mídias sociais e os impactos em nossas vidas. Perceba ainda, o quanto estamos dependentes de pelos menos três ferramentas sociais.

Isso porque, o WhatsApp, Facebook e Instagram apresentaram instabilidades nesta segunda-feira (4). O problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentaram acessá-las encontram um erro "5XX Server Error" nas plataformas. O código dá pistas sobre o que está acontecendo. Vamos entender, de forma simplificada, o que significa o problema que afetou aplicativos e redes sociais nesta segunda, não só no Brasil, mas em boa parte do mundo.

O aviso de "5XX Server Error" significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o servidor – ou seja, o computador central – não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada. No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

O 5XX, também chamado de "Erro 500", costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário.

Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, depende da solução por parte da empresa, junto aos seus servidores, por isso foi necessário aguardar.

Comenta-se no exterior que a pane estaria relacionada com um gargalo da estrutura de telecomunicações. O recurso chamado de DNS, que converte os endereços dos sites em números IP estaria falhando nos sistemas do Facebook, o que interromperia os serviços e poderia levar ao erro 500.

Como o problema dependia de uma resolução por parte dos serviços, não era possível acessar nenhuma das redes sociais. No caso do WhatsApp, no entanto, quando isso acontecer, é possível utilizar algum dos concorrentes do mensageiro como alternativa para enviar mensagens aos contatos enquanto o app apresentar instabilidades.

 

 

 

Itamar, e como explicar a falta que os mensageiros fizeram na vida de muitos? Ou seja, estamos de fato dependentes?

 

Um tique, dois tiques… agora estão azuis. Por que não me responde se já leu a mensagem? Este aplicativo pode chegar a ser mais do que um meio de comunicação. A dependência do WhatsApp é mais frequente do que você imagina, e talvez você sofra dela sem perceber.

Será que você não está usando o WhatsApp de forma um tanto “obsessiva”.

Se você responde mensagens no WhatsApp caminhando como um zumbi pelas ruas, você pode correr o risco de sofrer um acidente. Se você não se concentra no seu trabalho ou estudo, se o aplicativo é seu companheiro imprescindível na hora de jantar em vez de travar uma conversa com a sua família ou se você está mais preocupado com as mensagens do que com a sua própria vida… então provavelmente você tem um problema.

Outros “sintomas” da dependência do WhatsApp são: não deixar de olhar o celular a cada cinco minutos, crer ter ouvido o som que o celular faz quando recebe uma mensagem, que este seja uma extensão da mão, que você não queira deixá-lo nem para tomar banho ou que responda as mensagens logo que chegam, sem deixar passar sequer um minuto.

Mas atenção, embora possamos achar que o WhatsApp seja uma moda ou uma tendência passageira, muitas pessoas precisam se tratar pela sua dependência em relação à ferramenta dos dois tiques azuis. Ela pode causar ataques de nervos, de ansiedade, de ciúmes, problemas de casal, de concentração, no estudo, acidentes na rua, desinteresse pela vida real, falta de comunicação real com as pessoas ao redor, entre outros.

Se mais de uma vez disseram para você que está um pouco obcecado com este aplicativo, ou depois de ouvir esta matéria percebeu que você se identifica com os casos gerais ou os sintomas, vale a pena prestar atenção em você para reduzir o uso e a dependência do WhatsApp.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários