7 semanas sem exportar carne à China
Por conta dos protocolos de segurança, as exportações foram suspensas.
Por: Deise Bach
25 de outubro de 2021
A- A A+
Imagem: Press Agrobusiness

Parada nos portos. Cerca de 112 mil toneladas de carne brasileira estão paradas nos portos do país, esperando por liberação para entrar na China.

O que está acontecendo?

No começo de setembro, dois casos de vaca louca foram confirmados aqui no Brasil. Por conta dos protocolos de segurança, as exportações foram suspensas.

Depois de sete semanas… Mesmo com autoridades mundiais desconsiderando o risco de contaminação para o restante da cadeia de produção, a retomada depende dos chineses, que ainda mantêm o veto.

O impacto imediato

Já são cerca de 112 mil toneladas embarcadas nos portos nacionais à caminho da China, mas travadas pela alfândega do país, que recomendou a retirada dessa carga dos locais.

  • Enquanto alguns exportadores preferem aguardar, outros estão redirecionando essa carga para países vizinhos.

Pra se ter uma ideia do tamanho do mercado chinês: O país compra metade de toda a carne brasileira que é exportada. De janeiro a julho deste ano, foram 490 mil toneladas enviadas à China — o que representa algo próximo de US$ 2,5 bilhões.

As consequências para o mercado interno

Com a suspensão — inesperada — da demanda do maior mercado importador de carne brasileira, o valor do boi recuou. Menor demanda, menor preço.

Já nos supermercados… Ainda não houve queda significativa, apesar de alguns indícios. A redução só deve chegar nas prateleiras se a suspensão chinesa se estender por mais tempo.

Fonte: The News
Fotos
Comentários