COVID-19 na Tri Fronteira - Barracão confirma o 49º caso e Dionísio Cerqueira o 53º
Tratam-se de pacientes do sexo feminino uma de 34 anos e outra de 63 anos, ambas encontram-se em isolamento domiciliar.
04 de agosto de 2020
A- A A+

As Secretarias de Saúde dos municípios de Barracão e Dionísio Cerqueira atualizaram na tarde desta terça-feira, dia 04/08/2020, às  informações sobre novos casos de Covid-19.

O município de Barracão confirmou o quadragésimo nono caso. A positivação se deu através de exame particular para teste rápido. Trata-se de uma paciente, 34 anos, a qual encontra-se em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável, sendo acompanhada pela equipe de saúde de Barracão.

No município de Dionísio Cerqueira foi confirmado o quinquagésimo terceiro caso. A Paciente, uma mulher de 63 anos, procurou a unidade de saúde com sintomas gripais. Realizada coleta para o exame PCR e encaminhado para o Laboratório  Central de Saúde de Santa Catarina (Lacen), o qual positivou para COVID-19. 

As Secretarias de Saúde reforçam a importância de cada um fazer sua parte e adotar os cuidados necessários na prevenção, pois já estamos num período de transmissão comunitária.

Para entendermos melhor, transmissão comunitária do vírus acontece de forma bem simples, um paciente que não esteve em países com registro da doença ou cidades com inúmeros casos, transmite o vírus para outra pessoa que também não viajou.

Casos na Tri-Fronteira

Barracão: 49 confirmados, destes, 44 estão recuperados; Dionísio Cerqueira: 53 confirmados e 41 recuperados; Bom Jesus do Sul: 11 confirmados e 06 recuperados.

Já foram confirmadas três mortes por coronavírus nos três municípios, sendo uma em cada um deles.

Principais recomendações que precisamos seguir

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção sem estar com às mãos higienizadas.

Higienize com frequência o celular.

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos, copos ou chimarrão.

Se estiver com gripe ou resfriado, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais disponibilizados pelo seu município ou procure o Posto de Saúde Sentinela para casos específicos.

Utilização de máscaras em todos os ambientes é obrigatório.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Saiba ainda que dormir bem e ter uma alimentação saudável é um alinhado na prevenção.

Importante não se acomodar neste momento, pois estamos no inverno e os novos casos preocupam autoridades de saúde.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários