Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) suspendeu, definitivamente em 2021, o mais tradicional Carnaval da história.
O evento, anteriormente transferido da data oficial - neste ano, em fevereiro - para julho não vai ocorrer por falta de condições sanitárias e tempo para organização.
Em redes sociais, Paes desabafou:
ABRE ASPAS Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural.
No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar, a essa altura, que teremos condições de realizar o carnaval em julho.
E prossegue:
Essa celebração exige uma grande preparação, por parte dos órgãos públicos, das agremiações e instituições ligadas ao samba.
Algo impossível de se fazer neste momento.
Desta forma (...) não teremos carnaval no meio do ano em 2021. FECHA ASPAS
O desfile das escolas de samba estava previsto para os dias 11 e 12 de julho, após decisão da Liga das Escolas de Samba (Liesa), condicionada a existência e aplicação da vacina contra a Covid-19.
A Liga apoiou a decisão do prefeito, que se comprometeu a criar alternativas de geração de renda para as pessoas que trabalham para promover o evento.
O estado do Rio vai vacinar cerca de 232 mil pessoas com o primeiro lote da CoronaVac.
A vacina será distribuída a 92 municípios.