Cerqueirense é a primeira mulher no comando de um batalhão da Polícia Militar Ambiental em SC.
A major Andreia Fergitz entra para a história como a primeira mulher a comandar um batalhão da Polícia Militar Ambiental em substituição ao tenente-coronel Adair Pimentel
Por: Alisson Júnior
05 de fevereiro de 2021
A- A A+
A major Andreia Fergitz assumiu nesta quinta-feira (4)

A major da PM/SC, Andreia Cristina Fergitz, entra para a história como a primeira mulher a comandar um batalhão da Polícia Militar Ambiental em Santa Catarina. A posse acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 18h, no 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Chapecó, no oeste do Estado.

A major, de 35 anos, natural de Dionísio Cerqueira-SC, possui experiência de 17 anos na Polícia Militar de Santa Catarina, tendo desempenhado suas atividades no 2° Batalhão de Polícia Militar em Chapecó, na Força Nacional, e por último, como subcomandante do 20° Batalhão de Polícia Militar em Concórdia. Formada em Direito, com especialização em Ciências Penais e Administração em Segurança Pública, hoje cursa medicina veterinária e faz pós-graduação em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental.

Sob a sua responsabilidade, um Batalhão que abrange nove unidades da Polícia Militar de Santa Catarina, onde estão lotados 181 policiais militares, que atuam em 164 municípios catarinenses .

A major Andreia vai substituir o tenente-Coronel da PM, Adair Alexandre Pimentel, que comandou o 2º Batalhão por quase dois anos, e agora vai assumir nova função de assessoria junto a 4a Região de Polícia Militar, também em Chapecó.

Durante sua gestão, diversos convênios foram firmados com universidades, usinas hidrelétricas, cooperativas e sindicatos, além do planejamento e execução de operações como da Piracema, Mata Atlântica e Campo Seguro. Em todas elas, foram desenvolvidas ações de fiscalização, educação ambiental e aproximação entre a Polícia Militar com as comunidades do interior do estado, como no caso do projeto piloto "Javali Chapecó", que visa monitorar o aparecimento e os danos causados por esta espécie invasora, na área de abrangência do Sindicato Rural de Chapecó.

Sob o seu comando, o Batalhão da PMA de Chapecó também realizou a promoção da ação "Lixo Zero em Chapecó", a qual tornou a sede do quartel, a primeira a não produzir resíduos no país, além de viabilizar o convênio entre a PMSC e a Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê, para tratamento veterinário dos animais silvestres, em situação de risco, provenientes das ocorrências da região.

O tenente-coronel Pimentel entrou para a Polícia Militar em fevereiro de 1998 e, além de Gaspar, Lages e Chapecó, prestou serviços nas cidades de Florianópolis e Brusque. Devido à pandemia da Covid-19, a participação no evento de passagem será reservada aos oficiais da unidade, seguindo as recomendações das autoridades da saúde pública.Pimentel é bastante conhecido em Gaspar, onde atuou e comandou a PM entre os anos de 2005 e 2006 e 2008 a 2013.

Fonte: Jornal Metas
Fotos
Comentários