Moradores de Virmond, na região central do Paraná, se surpreenderam com a coloração vermelha da água de um rio nesta quarta-feira (7).
Nas redes sociais, algumas pessoas compartilharam fotos questionando sobre o que havia acontecido com o rio, se era alguma contaminação ou se a cor semelhante ao sangue era um "sinal do fim dos tempos" e que Jesus Cristo estava voltando. Outros compararam a água com refrigerantes desse tom.
Devido à repercussão no município, o Instituto Água e Terra (IAT), por meio do Escritório Regional de Guarapuava (ERGUA), enviou um engenheiro químico ao local para verificar a situação.
De acordo com o IAT, foi constatado que a cor vermelha se refere a tinta, provocada por um acidente durante o serviço em uma serraria próxima ao Rio Virmond.
Segundo o engenheiro, um galão de tinta caiu na água e provocou essa coloração avermelhada.
O IAT informou que, na noite desta quarta-feira, o produto já estava praticamente diluído e restavam poucos vestígios de tinta na água.
“Após análise técnica serão levantados possíveis prejuízos e autuações cabíveis à empresa”, disse o instituto.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) afirmou que o sistema de captação fica antes do ponto onde houve lançamento de resíduo no Rio Virmond.
Portanto, a água coletada para o tratamento e distribuição não foi afetada.