Morreu na noite de segunda-feira (17) o ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner, vítima de câncer. Aos 79 anos, o político foi internado em um hospital de Florianópolis no domingo (16), após passar mal. A informação foi confirmada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) catarinense.
Em 2018, Casildo se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que a doença havia voltado. Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, ele nasceu em 2 de abril de 1942.
Aos 2 anos, mudou-se com a família para Chapecó, no Oeste catarinense. Durante a trajetória política, além de senador e governador, Casildo foi deputado federal, estadual e vereador de Modelo, na mesma região.
O ex-governador começou a história na política em 1962. Em 1986, elegeu-se vice-governador, na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos. Tornou-se chefe do executivo após a morte do então governador em 1990. Foi eleito senador e exerceu o mandato entre 1995 a 2003.
Casildo era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner. Durante a madrugada desta terça-feira (18), a legenda publicou uma nota lamentando o falecimento do político. Segundo o partido, Casildo teve participação decisiva nas eleições catarinenses, além de ajudar a fortalecer a sigla.