Tese de mestrado reúne ações da AMSOP em prol da educação no sudoeste
A tese de mestrado apresenta um panorama histórico da educação na região.
Por: Deise Bach
24 de maio de 2021
A- A A+

Nesta segunda-feira, 24/05, a advogada Ana Paula de Oliveira fez a defesa de sua tese de mestrado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o título “O Direito Educacional Brasileiro: uma análise das ações da Amsop e a relação com a melhoria da qualidade da educação no Sudoeste do Paraná”.

A tese de mestrado apresenta um panorama histórico da educação na região, bem como, sua evolução rápida, sobretudo, a partir dos anos 2000. Ainda de acordo com o trabalho acadêmico, atualmente, a região Sudoeste se destaca no ensino público do Paraná, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na tese, também estão relacionadas as ações da Amsop em prol da educação, nas edições 2002 e 2006 da Carta do Sudoeste, que apresenta as reivindicações do Sudoeste aos candidatos a governador do Paraná, como por exemplo: implantação gradativa de escolas em tempo integral, com prioridade nas comunidades mais carentes, para 5ª à 8ª séries; aumento do repasse para o transporte escolar nos municípios; expansão dos campi de Pato Branco e Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); implantação de novos cursos no campus da Unioeste, em Francisco Beltrão; fortalecimento e ampliação dos colégios agrícolas e resgate de manifestações culturais e folclóricas regionais.

A pesquisa também lista todas as instituições de ensino superior e técnico, e os cursos oferecidos na região, o que totaliza 18 instituições de ensino e mais de 100 cursos. Dentre eles, os marcos da Amsop na batalha pela educação sudoestina: os cursos de Medicina da Unioeste, em Francisco Beltrão, e Unidep, em Pato Branco.

A dissertação, que teve como uma das principais fontes de pesquisa o livro “Amsop 50 Anos”, de autoria do jornalista Ivo Pegoraro, finaliza afirmando que “as ações diretas e indiretas da Amsop influenciaram a melhoria da qualidade da educação nos municípios do Sudoeste do Paraná”. E, ainda, que a Amsop valorizou os fatores intra e extraescolares de modo a possibilitar o avanço educacional na região, tendo como suporte técnico orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O trabalho teve a orientação da professora Sueli Ribeiro Comar, da Unioeste, e a banca de avaliação foi composta pelos professores Daniela de Maman (Unioeste), Maria Francisca Rosas (Universidade do Chile), Clésio Acilino Antonio (Unioeste) e Jani Alves da Silva Moreira (Universidade Estadual de Maringá-UEM).  

“Essa tese dignifica ainda mais a história de lutas da Amsop pelo Sudoeste. É um valoroso tributo a todos os dirigentes que já conduziram a nossa entidade nesses mais de 50 anos. Além, é claro, de divulgar a forte união das pessoas que é característico da nossa região”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

Fonte: AMSOP
Fotos
Comentários