Na manhã de terça-feira, 27 de julho, o Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Empreendedora, em Bom Jesus do Sul, realizou mais uma reunião, para tratar de novas definições para o andamento do programa.
O programa é desenvolvido mediante parceria entre a prefeitura bonjesuense e o Sebrae/PR
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, participou da reunião, representada pela diretora do Empreender, Marcela Rittes, e pelo assessor de comunicação, Luiz Carlos Gnoatto.
A Ascoagrin é parceira no desenvolvimento do programa em Bom Jesus do Sul.
O objetivo do Cidade Empreendedora é potencializara implementação da Lei Geral (lei 123, de 2006), gerando melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas – MPEs, promovendo a geração de emprego e renda.
O Comitê Gestor tem por objetivo zelar pela implementação da Lei Geral, para que o ambiente de negócios seja melhorado e potencializado às micro e pequenas empresas.
O Comitê Gestor é coordenado por Paulo Deola e Rogério Fornazari e é composto pelo poder público do município e por representantes das associações, de entidades e da sociedade.
Na oportunidade, Marceal Rittes falou sobre a presença da Ascoagrin e a importância do associativismo para a sustentabilidade e crescimento das empresas.
Ela também fez o convite para que cinco empresários bonjesuenses participem do curso de formação para presidentes e diretores da Associação Empresarial, que a Ascoagrin vai realizar.
Jonas Grejianin Pagno, consultor credenciado o Sebrae que coordena as atividades do programa no município, ressaltou que o Comitê Gestor um espaço no qual os representantes dos mais diferentes setores contribuem para melhoria do ambiente.
Ele explicou que para a melhoria do ambiente às MPEs no município, o programa tem previsto ações diversas, como trabalhar com a desburocratização; com o acesso ao crédito; com acesso a mercados; com a capacitação dos empresários para, por exemplo, participar de licitações.
“Outras ações importantes são a educação empreendedora, desenvolvendo ações junto às escolas, fomentando comportamentos empreendedores, e a inovação, promovendo o debate, no âmbito do município e das empresas, para que a inovação seja implantada, através de ações como a lei municipal de inovação e o ISS tecnológico, que são possíveis ações que podem ser implantadas, fomentando a inovação, pois ela é o ‘terreno fértil’ que vai nos levar ao futuro”, explicou Jonas.
A reunião desta terça-feira, marcou a entrada do programa na fase de planejamento e execução das ações que serão desenvolvidas, em áreas como a educação empreendedora, inovação, acesso a mercados, desburocratização e simplificação, entre outras.
“Já realizamos algumas ações do planejamento, como uma pesquisa, que mapeou o perfil do consumidor e do empresário bonjesuense, no âmbito do varejo”, citou.
Jonas destacou que a reunião foi produtiva e contou com a presença do prefeito bonjesuense, Hélio Surdi, além dos representantes da Ascoagrin, de secretários municipais e dos coordenadores do Comitê Gestor, Paulo Deola e Rogério Fornazari.