A maioria dos deputados federais de Santa Catarina votou favorável à aprovação da obrigatoriedade do voto impresso em sessão da Câmara Federal nesta terça-feira, dia 10. Dos 16 parlamentares que representam o estado, 14 votaram sim e dois não (veja a lista completa logo abaixo).
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que tornaria obrigatório o voto impresso, foi reprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira. Eram necessários 308 votos em dois turnos de votação. Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários, além de uma abstenção, resultando no arquivamento da matéria.
A proposta foi derrubada em comissão especial ainda na sexta-feira, dia 6, por 22 votos a 11. No entanto, por considerar que os colegiados não são conclusivos, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário.
“A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", disse o presidente ao encerrar a votação.
Veja como votou cada deputado catarinense:
▪ Angela Amin (PP) – não
▪ Carlos Chiodini (MDB) – sim
▪ Carmen Zanotto (Cidadania) – sim
▪ Caroline de Toni (PSL) – sim
▪ Celso Maldaner (MDB) – sim
▪ Coronel Armando (PSL) – sim
▪ Daniel Freitas (PSL) – sim
▪ Darci de Matos (PSD) – sim
▪ Fabio Schiochet (PSL) – sim
▪ Geovania de Sá (PSDB) – sim
▪ Gilson Marques (Novo) – sim
▪ Hélio Costa (Republicanos) – sim
▪ Pedro Uczai (PT) – não
▪ Ricardo Guidi (PSD) – sim
▪ Rodrigo Coelho (PSB) – sim
▪ Rogério Peninha Mendonça (MDB) – sim