Os empregos na indústria de cannabis estão em ascensão plena. O emprego nesse polêmico setor cresceu 32% só em 2020. Hoje, mais de 320 mil pessoas fazem parte dessa força de trabalho.
- Só para se ter uma ideia, o número de funcionários no setor de maconha legal dos EUA supera o de paramédicos, pilotos de aeronaves ou engenheiros elétricos.
O que está acontecendo: Durante a pandemia, muitos norte-americanos deixaram ou pretendiam trocar seus empregos (+42%). O fenômeno recebeu até nome: A Grande Renúncia. Se uma das perguntas era para onde eles iriam, parece que temos a resposta.
Mas, por que trabalhar com maconha? Para alguns pode até ser preferência pelo produto — risos — mas, ao que parece, o segmento oferece rotinas mais flexíveis, metas menos desafiadoras e mais valorização.
Um ponto de atenção é que, por se tratar de uma indústria em expansão, ela ainda não está propriamente regulamentada como as demais. Nesse sentido, grupos têm pressionado para estabelecer parâmetros trabalhistas mais modernos e adequados ao “novo normal”, não seguindo o que é feito no varejo.
Zoom Out: A maconha medicinal é legal em 37 estados dos EUA e seu uso recreativo é legalizado em 18 desses. Apesar de ser proibida no nível federal, espera-se que essa indústria atinja US$ 100 bilhões nos próximos oito anos. Você mandaria o currículo?