Comerciantes de San Antonio protestam em Bernardo de Irigoyen pedindo a reabertura da Aduana de Santo Antonio do Sudoeste
Eles pedem os mesmo direitos aplicados em Bernardo de Irigoyen, que teve a permissão de passagem de brasileiros e argentinos.
Por: Deise Bach
09 de novembro de 2021
A- A A+

Nesta manhã (09), comerciantes da cidade de San Antonio iniciaram uma manifestação na cidade de Bernardo de Irigoyen, exigindo a abertura da passagem de fronteira que liga San Antonio à cidade brasileira de Santo Antonio do Sudoeste.

A interrupção do tráfego é realizada a poucos metros da passagem de fronteira, três pontos estratégicos de entrada e saída do país por aquele trecho.

Em entrevista ao portal argentino El Territorio, Paulo Roberto Grondona, um dos comerciantes, comentou: “O objetivo dessas medidas de força é solicitar a abertura da passagem de fronteira internacional San Antonio-Santo Antonio e expressar às autoridades nacionais que nos sentirmos excluídos, discriminados e desconhecidos por eles, pedimos os mesmos direitos que foram concedidos aos nossos colegas de Bernardo de Irigoyen, tendo em conta as assimetrias cambiais, a área geográfica e mesmo as idiossincrasias ”.

O empresário de Santo do Antonio do Sudoeste, Beto Pastorio, um dos líderes do movimento, falou com a equipe de Redação da Bella FM, emissora do Sistema Fronteira de Comunicação:

“Essa movimentação partiu a pedido do governador da Província, o Governador Carlos Herrera, fez um pedido ao ministro do interior, pedido a abertura em San Antonio-Santo Antonio e até agora não houve uma resposta. Então o comercio de San Antonio se reuniu e iniciou este manifesto pacífico, mostrando que não estamos satisfeitos com o fechamento da Aduana de San Antonio... O que não pode é ter dois pesos e duas medidas, se está aberto Yrigoyen e está aberto Porto Iguaçu, não justifica mais dizer que San Antonio continue fechada”.

A abertura da Aduana depende apenas da decisão do governo nacional da Argentina, já que o lado brasileiro já está autorizada a reabertura da Fronteira.

 

Fonte: Redação Rádio Fronteira - El Território e Bella FM
Fotos
Comentários