O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionado, por volta das 21 horas do domingo (16), para atender incêndio em vegetação, fatos na Linha São Francisco, interior de Dionísio Cerqueira. Ao chegar no local foi constatado que se tratava de um incêndio em reflorestamento de eucaliptos. Pela extensão da área queimada, deduz-se que o fogo teria se originado ainda no período da manhã ou primeiras horas da tarde. Não se sabe ao certo o fator gerador, porém, populares afirmam que foi após queima de lixo próximo.
A equipe inicialmente evitou que o fogo atingisse outras áreas adjacentes, tomando por base as estradas existentes (aceiros naturais), utilizando o Kit Pic-Up, batedores e abafadores para proteção. Devido ao terreno ser totalmente em declive, o combate direto as chamas foi descartado. O fogo se estendeu durante toda a madrugada. Já ao amanhecer devido ao intenso calor e uma grande quantidade de vento, o incêndio começou a tomar proporções maiores. Já ao meio dia de segunda-feira (17) o fogo atingiu as copas dos eucaliptos progredindo mais rapidamente, pulando os aceiros e estradas que, anteriormente, evitavam a propagação. Neste momento foi acionado o Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste para auxiliar a equipe de Dionísio Cerqueira.
Com a utilização do Drone, foi possível dimensionar com exatidão a progressão do fogo, que já no início da noite, começou a diminuir sua velocidade de expansão. Assim foi definida a estratégia da técnica de fogo contra fogo. Esta técnica usou por base a criação de um aceiro, feito com fogo controlado em vegetação rasteira, em direção ao encontro do fogo original. Algumas horas após, o incêndio em vegetação foi totalmente controlado.
As equipes retornaram no início da madrugada de terça-feira (18). Foram mais de 27 horas de trabalho contínuo, desde o acionamento até sua completa extinção e retorno ao quartel. A área queimada foi de aproximadamente 16 hectares, foram protegidos mais de 59 hectares entre matas nativas, reflorestamentos de pinos e eucaliptos, além de plantações de milho e outros.
As viaturas utilizadas foram um caminhão AT (Auto Tanque), 03 AR (Auto Resgate) equipadas com Kit Pic-Up (equipamento de combate ao incêndio em vegetação), além de equipamentos diversos como enxadas, gadanhos, batedores, abafadores, rastelo e bombas costais.
A Prefeitura de Dionísio Cerqueira auxiliou a equipe com uma máquina com concha, que trabalhou na limpeza e abertura das estradas para evitar que o fogo atingisse com maior força a mata nativa próxima.
Estiveram auxiliando no combate 10 Bombeiros Militares, 3 Bombeiros Comunitários, moradores próximos, além dos Bombeiros Militares e Comunitários responsáveis pela logística da operação e do guarnecimento da cidade, que estavam no quartel do Corpo de Bombeiros. A força auxiliar do Batalhão de São Miguel do Oeste, instalada para este atendimento, foi comandada pelo 1º Tenente BM Jackson, auxiliado pelo 2º Sgt BM Rodrigues, responsável pela equipe de Dionísio Cerqueira.