A atuação da Receita Federal no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou a tentativa de envio ao exterior de aproximadamente 558 kg de cocaína.
A droga estava cuidadosamente oculta em uma carga de 151 toneladas de café cru acondicionada em sete contêineres. Para ter acesso à cocaína, foi necessária a retirada de 21,6 toneladas de café de um dos contêineres, em uma operação que durou grande parte desta quinta-feira, 3/2.
A seleção da carga foi feita durante as atividades de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres e de cães de faro.
Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas para o cometimento de ilícitos.
No período de 2016 a 2022, a Receita Federal evitou que mais de 110 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino.