Hoje, vamos trazer as notícias do conflito de um jeito diferente. Do banimento da vodka à resolução da ONU, tudo o que você precisa saber em poucos parágrafos.
Começando pela vodka…
Além das sanções econômicas, o Ocidente está tentando atacar a Rússia de todos os lados não militares — da venda de iPhone ao álcool. Diversos estados dos EUA estão boicotando as vodkas fabricadas na Rússia, pedindo aos varejistas que tirem as bebidas das prateleiras. O “made in Russia” tá pegando mal.
Cidade tomada
O prefeito de Kherson declarou, ontem, que a cidade está sob controle russo. Os militares ucranianos não estão mais no local e quem está com o poder são as forças de Putin. Por estar em uma enseada do Mar Negro, Kherson é uma cidade estratégica.
O bilionário do futebol
Depois de ser impedido de morar na Inglaterra por causa de sua ligação com Putin, o bilionário Roman Abramovich comunicou que vai vender o Chelsea. Segundo ele, os lucros líquidos da venda serão doados para as vítimas da invasão da Rússia à Ucrânia.
A resolução da ONU
Após três dias de discursos de mais de 100 países, foi aprovada uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia na ONU. Ela funciona como uma recomendação e revela como a comunidade internacional vê a situação. Curioso para saber quem votou contra? Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. A China se absteve.
Ameaças nucleares
O ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que, se acontecer uma terceira guerra mundial — tá repreendido —, armas nucleares seriam usadas e destrutivas. A Rússia, além disso, exigiu que os EUA retirem as suas armas nucleares da Europa.