Nico ganhou a sorte grande na sua vida de gato. Em março de 2020, no início da pandemia, o gato vira-lata andava pelas ruas do bairro Espinheiros, em Itajaí, no Litoral Norte do Estado, sem dono e sem rumo.
Com fome, sede, frio e sem um lar, Nico estava vulnerável aos perigos da rua quando foi resgatado pelo procurador do Estado Carlos Dalmiro Silva Soares.
Após o resgate, o gato ganhou as dependências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Itajaí como morada. No local, toda a equipe adotou o gato de forma comunitária, e revezam cuidados, atenção e carinho.
Além de tudo, Nico, como foi batizado pelos tutores, virou influenciador digital. No Instagram, o “estagicat” acumula quase 4 mil seguidores, e divide o dia a dia na Procuradoria com seus seguidores.
No perfil, Nico compartilha vídeos de “trends” com áudios engraçados, fotos de “looks” estilosos, e sempre em uma linguagem como se ele próprio estivesse digitando.
Além do perfil do Instagram, um site com a história de Nico contada em primeira pessoa reúne fotos e detalhes da sua saga desde a adoção. Nele, o pet é apresentado como “Dr. Nico, um felino feliz”.
O site também conta com um blog onde o tutor de Nico, o procurador Carlos Dalmiro Silva Soares, publica textos sobre animais de estimação e seus cuidados. Carlos é especialista em Direito e Administração Pública, e doutorando em Direito e Ciências Sociais pela UMSA.
“Não sou profissional da área, mas faço questão de estudar muito sobre qualquer animal ou planta que eu vá criar. Afinal, já que eles não estão em um ambiente natural, o mínimo que eu posso fazer é dar-lhes as melhores condições de vida” afirma o procurador em uma das publicações no blog.
Nico tem liberdade para ir e vir nas dependências do órgão público, além de receber cuidados da equipe, inclusive em finais de semana e feriados. Ele é vacinado, desverminado, tem uma caminha para dormir, espaço para tomar sol e caixa de areia.
Além disso, Nico é alimentado com ração super premium e sache, além de ter vários brinquedos. As janelas do local também receberam proteção contra queda.
“O objetivo deste Blog é incentivar e disseminar a adoção de um pet no serviço público, e, claro, na iniciativa privada também, desde que envolva pessoas responsáveis e com muito amor para dedicar” finaliza o site do “estagicat”.