Os candidatos ao governo de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) foram os dois mais bem votados neste domingo (2) e disputarão o segundo turno das eleições de 2022, marcado para 30 de outubro.
Às 22h35, com 100% das urnas apuradas, Mello obteve 38,61% dos votos válidos, Lima, 17,42%.
Quem são os candidatos no 2º turno
Jorginho dos Santos Mello, de 66 anos, é natural de Ibicaré, no Oeste do estado. Foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes antes de ser eleito senador em 2018. Começou na política ao se eleger vereador aos 18 anos, no município de Herval d’Oeste.
Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina entre 1975 e 1994. Durante o atual período de propaganda eleitoral para o governo do estado, foi acusado de usar viagens pagas com verba da cota parlamentar para fazer campanha.
Décio Lima, de 61 anos, é natural de Itajaí, a 94 km de Florianópolis. Começou na política como vereador em Blumenau. Foi eleito prefeito da cidade em 1997. Desde 2007, Lima ocupa o cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ocupou a vice-presidência do Diretório Acadêmico de Filosofia, e a presidência do Diretório Acadêmico de Direito e da União Catarinense dos Estudantes (UCE).