Veja 3 dicas importantes para evitar fraudes e golpes em compras online na Black Friday
As plataformas de e-commerce (comércio eletrônico) são um grande atrativo para golpistas pelo grande volume de transações e de dados de clientes
Por: Rossy Ledesma
18 de outubro de 2022
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O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países da América Latina que mais sofrem ataques cibernéticos. De janeiro a junho deste ano foram 31,5 bilhões de tentativas de invasão, segundo levantamento da Fortinet, empresa americana responsável por realizar pesquisas e desenvolver softwares e cibersegurança, um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a Black Friday se aproximando, esses ataques podem tornar-se mais frequentes. Assim, os brasileiros precisam estar atentos ao nível de segurança dos e-commerces que acessam e evitar possíveis golpes.

“Na Black Friday, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, explica Gabriella Montini, diretora de estratégia corporativa na FC Nuvem, empresa especializada em serviços gerenciados de TI e licenciamento de nuvem.

A especialista indica três pontos de atenção aos consumidores na hora das compras online durante a Black Friday. Confira:

1- Cuidado com o “phishing “

“Phishing” é o ato de enganar as pessoas a fim de acessar informações confidenciais, como senhas e número de cartões. Para “fisgar” a vítima, os golpistas normalmente se passam por funcionários de uma organização de confiança e enviam um e-mail ou SMS com um link suspeito. Caso a pessoa caia na armadilha e clique, ela será direcionada para um “website fake”, no qual criminosos poderão obter dados de “login” e senha, por exemplo.

“Durante a Black Friday, esse golpe pode acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou mensagem de texto alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, afirma Montini.

2 – Atenção aos pagamentos com PIX

Existem diversas formas de se aplicar um golpe por meio do Pix e, no período de Black Friday, isso pode aumentar. Como é possível fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e manipulam esses dados, direcionando a transferência para outro recebedor. É fundamental que o cliente, antes de concluir o pagamento, verifique o nome de quem receberá o dinheiro para confirmar que se trata do destinatário correto.

3 – Verifique selos e certificados de segurança

Este tipo de recurso é usado em lojas virtuais para proteger os dados dos usuários e proteger o próprio site contra fraudes. Por isso, ao entrar em uma loja online, verifique se há a imagem de um cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes indicam que a conexão é segura.

Os lojistas também podem contar com o auxílio de empresas especializadas que fazem a cibersegurança para os sites de e-commerce.

“Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, finaliza Montini.

Fonte: ND+
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