Eleitores de SC vão às urnas para escolherem governador e presidente
Segundo turno das Eleições está marcado para este domingo (30). Todas as seções funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília). Emissoras do Grupo Fronteira farão a cobertura do pleito
Por: Rossy Ledesma
29 de outubro de 2022
A- A A+

Os 5.483.962 eleitores catarinenses, em 295 municípios, voltam às urnas neste domingo (30) para escrever mais uma página na democracia brasileira. Eles escolherão o governador do Estado e o presidente da República.

Como ocorrido no primeiro turno, haverá a unificação do fuso horário no período eleitoral: todas as seções funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília).

A disputa pelo governo de Santa Catarina é o espelho partidário do confronto à Presidência da República, em que o PL e o PT se enfrentam nas urnas.

Por aqui, Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) competem ao cargo para governador do Estado, enquanto Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorrem ao posto de presidente.

Joinville é a cidade com o maior eleitorado, com 428.730 pessoas aptas a votar, seguida por Florianópolis, com 399.606; Blumenau, com 261.742; São José, com 186.561; Itajaí, com 163.901; e Chapecó, com 159.323.

Por outro lado, os municípios com os menores números de eleitorado são: Santiago do Sul (1.442), Lajeado Grande (1.472), Jardinópolis (1.606), Presidente Castello Branco (1.627) e São Miguel da Boa Vista (1.716).

Poucas vezes na história brasileira, desde o momento da redemocratização, se teve importância tão grande da presença feminina no processo eleitoral.

Pela primeira vez, em todas as faixas etárias brasileiras, a mulher, do ponto de vista eleitoral, é a maioria em todas as idades.

A maioria do eleitorado em Santa Catarina é feminino. São 2.849.469 mulheres, o que equivale a 51,91%, contra 2.640.188 eleitores do sexo masculino (48,09%).

Independentemente das paixões políticas e ideologias, as eleições têm possibilitado avanços político-institucionais, econômicos e sociais à sociedade brasileira. Toda eleição é uma festa da democracia, uma esperança de mudança para melhor.

Apesar da radicalização do processo eleitoral, neste domingo não será diferente. Os catarinenses e os brasileiros acreditam na democracia como forma de encontrar seu próprio caminho.

Qualquer que seja o resultado da eleição, um bom governo é uma construção política democrática, que começa com voto secreto e direto.

Testes de integridade e autenticidade

Neste sábado (29), como ocorreu no primeiro turno das eleições, ocorrem os testes de integridade das urnas eletrônicas e o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais. Serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo.

O sorteio ocorre no hall da Alesc, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada.

A OAB/SC anunciou que terá novamente o Observatório Eleitoral para domingo, uma rede com seis centrais de atendimento abrangendo todo o Estado, para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições.

Segundo a entidade, o objetivo é garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população.

Integrantes da comissão de prerrogativas e defesa dos honorários e da comissão de direito eleitoral estarão em plantão para eventuais casos de irregularidades envolvendo os direitos do eleitor, situações de propaganda irregular e monitoramento do funcionamento das urnas eletrônicas, entre outras questões.

A OAB disponibilizou em seu site todos os contatos disponíveis para a prestação do serviço, divididos por regiões do Estado.

Cobertura do Grupo Fronteira de Comunicações

O Grupo Fronteira de Comunicações terá uma cobertura especial multiplataformas para este domingo de eleições.

A partir das 17h, pelas emissoras do Grupo, cobertura total da apuração dos votos em tempo real.

Números das eleições em SC

- 5.483.962 eleitores

- 295 municípios

- 16.242 seções eleitorais

- 3.488 locais de votação

- Joinville é a cidade com o maior eleitorado – 428.730

- Santiago do Sul é o menor eleitorado – 1.442

- São 2.849.469 mulheres (51,91%)

- São 2.640.188 eleitores do sexo masculino (48,09%)

Números do 1º turno em SC

- 4.471.619 compareceram às urnas (81.54%)

- 18,46% abstenção

Fonte: ND+
Fotos
Comentários