Uma grande frente fria avança sobre a América do Sul nesta segunda-feira, 31, trazendo uma intensa massa de ar frio de origem polar. As baixas temperaturas já são observadas sobre a Argentina e Uruguai e vai esfriar muito em grande parte do Brasil nos próximos dias.
O impacto da chegada do ar muito frio com o ar muito quente que está sobre o Brasil, estimula a formação de nuvens bastante carregadas, que poderão provocar fortes pancadas de chuva e intensas rajadas de vento nesta segunda-feira em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Coutinho, no decorrer desta segunda-feira, as áreas de instabilidade desta frente fria serão mais intensas e a queda acentuada na temperatura começam a ocorrer a partir do início da noite.
A Defesa Civil de Santa Catarina colocou a região Oeste de Santa Catarina em nível de atenção por conta do declínio nas temperaturas. Segundo o órgão a recomendação nestes dias mais frios é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas.
Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite.