O número de turistas argentinos em Florianópolis cresceu mais de 300% no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas quem chega à capital catarinense por terra, foram 76.418. Em 2022, esse número ficou em 17.496. As informações são do Jornal Nacional.
O número de voos de Buenos Aires para Florianópolis também aumentou de dois para 12 desembarques diários. A expectativa da secretaria de Turismo de Florianópolis é que até o fim da temporada 80 mil turistas argentinos venham para Florianópolis.
— Com dois anos sem poder sair de lá, gerou realmente uma vontade muito grande de, agora, que as fronteiras abriram para valer, de sair e voltar para uma região que eles gostam muito e viajam todos os anos — disse ao JN Luciano Pereira Oliveira, diretor da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis da Grande Florianópolis.
O que preocupa quem vem, e as autoridades sanitárias é o aumento dos casos de diarreia. Já são mais de 1,8 mil pacientes identificados pela Secretaria de Saúde nas duas primeiras semanas do ano. O número é mais que o dobro do registrado durante todo o mês de janeiro de 2022.
Não há uma confirmação de que os aumento dos casos tem relação com as condições da água nas praias. A avaliação mais recente do Instituto do Meio Ambiente IIMA) mostrou que mais da metade dos 87 pontos analisados estão impróprios.
Além dos cuidados básicos com a higiene, a orientação é evitar banhos de mar em locais com a balneabilidade comprometida.