Chuva persistente e pontualmente intensa é prevista para esta sexta-feira
Mapa divulgado pela Defesa Civil mostra áreas com maior risco em Santa Catarina.
Por: Alisson Júnior
16 de fevereiro de 2024
A- A A+
Risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais (Foto: Defesa Civil)

A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica em diferentes níveis da atmosfera entre o Uruguai e Santa Catarina deve favorecer a formação de áreas de instabilidade associada à chuva persistente, com chance de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas (raios) já a partir da madrugada desta sexta-feira, dia 16, no Grande Oeste.

Conforme a Defesa Civil, o fenômeno deve ocorrer especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da manhã e durante a tarde de sexta, as instabilidades seguem atuando na e avançam para outras áreas do estado, como o Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e Litoral Sul.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. A atenção deve ser especial com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, já que o risco de enxurrada aumenta nesses períodos.

Fonte: Defesa Civil
Fotos
Comentários