Policial Militar de Santa Catarina orienta por telefone pais a salvarem bebê de 7 dias engasgada com leite
Recém-nascida estava com dificuldades para respirar e pais realizaram manobra de Heimlich, essencial em caso de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias.
Por: Alisson Júnior
19 de fevereiro de 2024
A- A A+

Uma ligação telefônica salvou a vida de uma recém-nascida de apenas sete meses que estava engasgado com leite em Laguna, cidade no Litoral Sul de Santa Catarina. Os pais acionaram a Polícia Militar através do número 190 e uma agente ajudou pai e mãe a fazerem exercícios que ajudassem a criança a desengasgar e poder respirar normalmente.

O fato aconteceu na madrugada deste domingo (18) e segundo a Polícia Militar (PM) o atendimento e a orientação aos pais foi feita pela agente temporária Laisa Firmino, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

A ligação dura menos de dois minutos e logo após a atendente receber a chamada a mãe da criança diz que a filha está se engsasgando e tem somente sete dias de vida. Logo depois, a agente orienta a realizar a manobra de Heimlich.

"A senhora vai colocar ela no antebraço. Vai colocar ela a 180 graus, aí vai dando tapa nas costinhas próximo à nuca e aí vai repetindo esse processo. Vai vendo que ela vai estar se desengasgando, aí tenta abrir a boquinha dela para ver se tem alguma coisa".

Inicialmente, a mãe relata que a ação não surte efeito, mas segundos depois detecta a melhora no bebê e informa que a criança está respirando. Em seguida, uma viatura é deslocada para a residência.

"Cabe ressaltar que o atendimento da agente do COPOM foi crucial para o desfecho positivo da ocorrência", reiterou a PM.

Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias. Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.

A manobra é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Fonte: G1
Fotos
Comentários