O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, autorizou nesta quinta-feira (13) o repasse de R$ 11,49 milhões ao município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, para compra de equipamentos destinados ao Hospital Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo.
O anúncio foi feito no próprio hospital, que está em fase de finalização, com previsão de abertura em julho.
Transferido na modalidade fundo a fundo (do Estado para o município), o recurso deve ser aplicado na aquisição de equipamentos de última geração, sobretudo para o centro cirúrgico, viabilizando o funcionamento da unidade.
Dentre os equipamentos estão tomógrafo, focos de teto, arcos cirúrgico, mesa cirúrgica, aparelho para ultrassonografia, respirador, monitor e aparelhos de anestesia.
Vacina contra a pólio continua disponível nas unidades de saúde após fim da campanha
“Esse convênio do Governo do Estado vai acelerar a abertura da unidade, tão importante para a região. São equipamentos essenciais para o melhor atendimento médico hospitalar da população", disse o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves. "A unidade hospitalar está em fase final e temos certeza que isso é um marco na cidade de Beltrão e, principalmente, para os municípios vizinhos”.
Ele destacou que a compra dos equipamentos e materiais permanentes garante a consolidação e expansão da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde no Paraná.
Municípios aderem à plataforma de dados personalizada para a atenção primária à saúde
O novo hospital conta com mais de 12 mil metros quadrados e 110 leitos e visa atender pacientes dos 27 municípios da microrregião de Beltrão. A obra é executada com recursos federais e contrapartidas do município.
De acordo com o prefeito Cleber Fontana, o convênio com o Estado foi muito rápido o que garantiu a promessa de abertura da unidade. “Inauguraremos agora em julho a obra e não tem como trabalhar se não tiver os equipamentos. Então, veio em uma excelente hora", disse.
A solenidade contou com as presenças do diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Geraldo Biesek; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano, além de prefeitos, vereadores, e lideranças da região.