Nesta quarta-feira (03), o governo de Santa Catarina confirmou que seis municípios catarinenses – Florianópolis (janeiro/maio), Criciúma (fevereiro), Barra Velha (março), Itajaí (abril) e Balneário Camboriú (junho) – já tiveram surtos de sarna em 2024. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, esclareceu que a escabiose, popularmente chamada de sarna, não é uma doença de notificação compulsória, enquanto caso individual e isolado.
Além disso, a nota ainda cita que há quatro cidades de SC, que são investigadas por possíveis surtos de escabiose (Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Itapema).
Confira a nota
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, esclarece que a escabiose, popularmente chamada de sarna, não é uma doença de notificação compulsória, enquanto caso individual e isolado.
Assim como nos demais estados que possuem a notificação da doença, a DIVE/SC também esclarece que a vigilância epidemiológica estadual está atenta a ocorrências de surtos de escabiose, com o monitoramento e acompanhamento dos casos, e suporte às ações e investigações epidemiológicas municipais.
No período de 1º de janeiro até esta quarta-feira (26/06), foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) seis (06) surtos de escabiose no território catarinense, nos municípios de Florianópolis (janeiro/maio), Criciúma (fevereiro), Barra Velha (março), Itajaí (abril) e Balneário Camboriú (junho).
Além das notificações já registradas, é de conhecimento da DIVE/SC, que há quatro (04) municípios catarinenses investigando possíveis surtos de escabiose: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Itapema.
Informações detalhadas sobre os surtos investigados devem ser demandadas aos respectivos municípios.
Mais informações sobre escabiose aqui.