Alvo de pente-fino, BPC tem 101 mil beneficiários em SC e alta de pedidos acima da nacional
Um dos motivos do pente-fino nacional no BPC é o aumento no número de pedidos do benefício.
Por: Leo Dalvani
30 de julho de 2024
A- A A+

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), pagamento de um salário mínimo feito a idosos e pessoas com deficiência de qualquer idade, mesmo sem contribuições para a Previdência Social, desde que atendido o critério de renda familiar, vai passar por um pente-fino no país. Na sexta-feira (26), o governo federal publicou regras que incluem uma atualização dos dados de beneficiários não cadastrados no CadÚnico em até 45 dias, em cidades com até 45 mil habitantes, e 90 dias, para moradores de cidades maiores.

Um dos motivos do pente-fino nacional no BPC é o aumento no número de pedidos do benefício. Segundo o governo federal, o número de concessões aumentou 29% só neste ano, chegando a 5,9 milhões de beneficiários.

Em Santa Catarina, o BPC tem 101.818 beneficiários, segundo o dado mais recente, de maio, do Ministério de Desenvolvimento Social. Assim como vem sendo observado nacionalmente, o Estado também atravessa um período de forte aumento no número de beneficiários.

Nos últimos dois anos, o total de beneficiários do BPC em Santa Catarina apresentou uma escalada no Estado, crescendo 28%. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 14% no número de pessoas contempladas. Os crescimentos ficam acima do que vem sendo registrado no Brasil, que teve 25,5% de alta nos últimos dois anos e 11,5% entre maio de 2023 e maio de 2024.

Fonte: wh3
Fotos
Comentários