Na manhã deste sábado (9), voltou a nevar na Serra Catarinense, segundo a Defesa Civil e a Epagri/Ciram. O fenômeno foi registrado em São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com temperaturas negativas: -2°C em Urupema e entre 0°C e -1°C em São Joaquim. A neve ocorre quando o ar está abaixo de 0°C e há umidade, formando flocos de gelo.
A previsão já indicava possibilidade de neve em meio a um alerta para queda acentuada de temperatura a partir de sexta-feira (8), causada por uma massa de ar polar.
Segundo a Defesa Civil, ainda não há configuração de onda de frio, mas a partir de quarta-feira (13) o ar polar deve se intensificar, podendo caracterizar frio intenso por mais de cinco dias.
Menores temperaturas registradas (7h): Urupema -2°C, Água Doce -1,2°C, São Joaquim -0,9°C, Urubici -0,6°C, Novo Horizonte 0,5°C, Campo Erê 0,6°C, entre outras, incluindo Dionísio Cerqueira com 3°C.
Esta foi a terceira neve de 2025 em SC. A primeira ocorreu em 29 de maio em Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici. A segunda foi em 30 de junho, registrada nas mesmas cidades; confirmada como neve pela Epagri, mas classificada como chuva congelada pela Defesa Civil.