Temporal com ventos fortes deixa rastro de destruição no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná
Defesa Civil confirma tornado em Barra Bonita e milhares ficam sem energia após temporal na região.
Por: Alisson Júnior
22 de setembro de 2025
A- A A+

Os fortes temporais que atingiram o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná neste fim de semana deixaram um rastro de destruição. Houve destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia e até a confirmação de um tornado em Barra Bonita.

No domingo, municípios como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia e Marema registraram estragos. Em Entre Rios, cerca de 40 casas e aviários foram atingidos nas comunidades Centro, Linha Guarani, Paiol de Barro e Mandarim. Em Ipuaçu, dez residências da Reserva Indígena Xapecó ficaram destelhadas. Em Bom Jesus, oito casas, o Centro de Múltiplo Uso e dois comércios foram danificados.

Em São Lourenço do Oeste, dez residências e uma estrutura da Cidasc sofreram danos, além de outdoor e árvores caídos. Passos Maia registrou duas casas destelhadas. E em Marema, uma Unidade Básica de Saúde foi atingida.

As Defesas Civis municipais distribuíram lonas, fizeram vistorias e orientaram as famílias. O caso mais grave foi registrado no sábado, em Barra Bonita, onde a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado. O vento arrancou telhados, derrubou postes e árvores e deixou toda a cidade sem energia elétrica. Uma casa de madeira foi arrancada do chão e arremessada sobre um carro. Outra residência cedeu parcialmente, atingindo veículos. Imagens de drone mostram o caminho da destruição, típico de tempestades severas.

Apesar da gravidade, não houve feridos. Mais de 200 metros quadrados de lonas foram entregues e os bombeiros atenderam mais de 30 ocorrências. Houve ainda registros em Romelândia, São Miguel do Oeste e Bandeirante, com granizo e destelhamentos.

Em São José do Cedro, o vento derrubou árvores, um poste de energia e causou estragos em uma propriedade rural. No Sudoeste do Paraná, o temporal deixou milhares de consumidores sem energia.  Os municípios mais atingidos foram Santo do Lontra, com quase seis mil unidades afetadas, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Flor da Serra do Sul e Salgado Filho.

Na região as rajadas de vento chegaram a quase 90 quilômetros por hora. A Defesa Civil continua monitorando a situação e alerta para a possibilidade de novos temporais com chuva intensa, granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora.

Em caso de emergência, a orientação é acionar o 199 da Defesa Civil ou o 193 do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários