A Polícia Militar foi acionada na manhã de quarta-feira (24), por volta das 11h50, para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência no bairro Santa Rita, em São José do Cedro, nas proximidades da BR-163.
Segundo a solicitante e seu filho, o homem, alvo da medida judicial, teria invadido a residência da mãe, mesmo estando proibido legalmente de se aproximar do local. Ainda conforme os relatos, o suspeito chegou agitado, aparentemente sob efeito de entorpecentes, e passou a ameaçar os moradores.
Ao chegar ao imóvel, a guarnição tentou dialogar com o indivíduo, que se recusou a cooperar e a deixar a casa. Diante da resistência, foi dada voz de prisão. Os policiais precisaram utilizar técnicas de contenção, incluindo espargidor de gás e posteriormente a Spark (arma de condução elétrica), após o homem partir para agressões físicas contra a equipe, com chutes e socos. Durante a ação, ele ainda danificou uma lanterna traseira da viatura.
Mesmo algemado, o suspeito continuou resistindo, dificultando a sua colocação no compartimento da viatura. Devido à agitação e ao espaço restrito, o Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no transporte até o hospital, onde ele passou por atendimento médico e exame de corpo de delito. A ocorrência resultou na detenção do homem pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, resistência à prisão e dano ao patrimônio público.