Neste domingo (5), os municípios de São João e Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, realizaram eleições suplementares para a escolha de prefeitos e vices, após a cassação dos mandatos anteriores por irregularidades eleitorais.
Em São João, Joni Ferreira (PL) foi eleito prefeito, ao lado da vice Fabiana Mioranza (PSD), com 3.928 votos, contra 3.160 de Altair José Gasparetto (PSDB). Joni é filho de João Maria Augusto Ferreira, ex-vereador do município, e Fabiana, além de vereadora mais votada em 2024, já havia sido eleita presidente da Câmara Municipal. As eleições ocorreram após a cassação do prefeito Clóvis Cuccolotto e do vice Valdir Wiesenhutter pelo Tribunal Regional Eleitoral, que constatou abuso de poder econômico.
Em Cruzeiro do Iguaçu, Jean Cardoso (Republicanos) foi eleito prefeito com 55,45% dos votos válidos, somando 1.674 votos, contra 1.345 de Dilmar Turmina (PDT), que obteve 44,55%. A eleição foi convocada após a cassação do prefeito Reni Kovalski e da vice Sandra Ghedin Turmina, por captação ilícita de votos nas eleições de 2024. Jean, de 43 anos, assume o cargo junto ao vice Alvir Guyss, de 57 anos, e já havia disputado a eleição do ano passado.
As eleições suplementares marcaram a renovação administrativa nos dois municípios, garantindo o cumprimento das decisões da Justiça Eleitoral e a escolha de novos líderes pelos cidadãos.