Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia
Paz, de centro-direita, foi eleito com 54,5% dos votos, com 91,2% dos votos apurados.
Por: Luan Peretti
20 de outubro de 2025
A- A A+

Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, foi eleito como presidente na Bolívia neste domingo (19), após um histórico segundo turno marcado por uma guinada à direita do país após 20 anos.

Essa foi primeira votação de segundo turno da história do país, disputado também pelo ex-presidente Jorge Tuto Quiroga, de direita. O partido Movimento ao Socialismo (MAS), liderado por Evo Morales, dominante no país nas últimas décadas, não passou do primeiro turno.

Paz, de centro-direita, foi eleito com 54,5% dos votos, com 91,2% dos votos apurados.

O senador de 58 anos é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora. Ele nasceu no exílio durante a ditadura militar e foi educado nos Estados Unidos.

Durante a campanha, Paz afirmou que queria conquistar os eleitores frustrados com a esquerda por meio de propostas mais moderadas para neutralizar a polarização no país. Ele também indicou diálogo com Lula.

Em conversa com os jornalistas na porta de sua casa, o vice-presidente eleito Edman Lara também declarou estar agradecido ao povo boliviano.

Assegurou que está se preparando para ir a La Paz para, com Rodrigo Paz, para “coordenar quais seriam as soluções que devem ser adotadas o mais breve possível para a crise econômica que atinge a Bolívia”.

Fonte: G1
Fotos
Comentários