O Governo do Estado vai enviar para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de lei que cria o programa Voa + SC. A iniciativa visa estabelecer um fluxo de voos de aviação regional no território catarinense com utilização de aeronaves de pequeno porte. Cerca de dez aeroportos devem ser contemplados na primeira fase projetada para iniciar em 2026. O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, afirma que o planejamento da administração prevê concessão de subsídio financeiro para a operação.
“Um projeto de aviação regional caminha fortemente dentro do governo, de maneira muito técnica, não é um assunto simples, afinal, aviação regional no Brasil não existe. A viação regional no Brasil faliu, é a voo e paz que não voa mais, é a azul que diminuiu mais de 30 destinos no país, porque não existe incentivo, não existe política pública para a viação regional no Brasil. Mas em Santa Catarina vai ter, o governador já entendeu que sem subsídio é impossível. Impossível estabelecer, é impossível parar em pé um projeto de aviação regional. Como vai haver esse subsídio do governo? Isso vai acontecer e eu estou muito otimista que Santa Catarina, mais uma vez, vai ser case único de sucesso e exemplo para o Brasil. O governador quer ter determinado peça a todo momento para que sim, em 2026, a gente já possa ter os primeiros voos acontecendo."
Para viabilizar a execução do projeto de aviação regional, o governo do estado realiza investimentos desde o ano passado em aeroportos de municípios catarinenses como Blumenau, Concórdia, Correia Pinto, Dionísio Cerqueira, Forquilhinha, Lages, Rio Negrinho, Três Barras, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. Os terminais que possuam condições de operar vão ingressar na primeira fase do programa Voa Mais SC, como projeta o secretário de estado de portos, aeroportos e ferrovias, Beto Martins.
“Nós recebemos propostas de quatro empresas, enviamos para essas quatro empresas um questionário e um projeto. Já de rotas definidas nós não temos como começar em todos os aeroportos, nós deveríamos começar com 10 ou 12 aeroportos para poder fazer o laboratório do projeto e depois é claro vai ampliando esse leque e até porque também precisamos agora contar só com os aeroportos que já estão aí com todo equipamento dotado de todas as condições para receber esse tipo de rota. Dessas quatro empresas que nós mandamos questionários e detalhamos o projeto retornaram duas, essas propostas estão agora na análise da equipe que é um GT que foi criado no governo e nós estaremos com o governador para apresentar a ele as propostas que temos e é claro e evidente que será ele que vai definir qual o projeto que nós vamos abraçar. A partir daí começa todo um processo regulatório, tem que ter autorizações para esses voos acontecerem, temos que ter também autorização legislativa.”
Santa Catarina possui 24 aeroportos, sendo 5 privados e 19 públicos.