Granizo causa danos em SC e cidade decreta situação de emergência
Em Ibirama, 51 casas foram danificadas e nove pessoas ficaram desalojadas.
Por: Luan Peretti
24 de novembro de 2025
A- A A+

Tempestades com granizo atingiram neste fim de semana os municípios de Cunha Porã, União do Oeste e Ibirama, em Santa Catarina, provocando destelhamentos, danos em residências e mobilizando equipes de Defesa Civil. Os maiores estragos foram registrados no Vale do Itajaí, onde Ibirama decretou situação de emergência.

Em Ibirama, 51 casas foram danificadas e nove pessoas ficaram desalojadas.

No Vale do Itajaí, o temporal com granizo atingiu Ibirama no fim da tarde de sábado (22), concentrando os maiores danos nos bairros Areado e São Miguel. Ao menos 51 residências foram afetadas, 40 delas com telhados danificados.

Nove moradores precisaram deixar suas casas, embora não haja desabrigados. Lonas foram distribuídas e equipes atuam na manutenção de ruas atingidas. A prefeitura confirmou que solicitará Itens de Assistência Humanitária, como telhas de fibrocimento.

Ibirama oficializa situação de emergência

Com danos expressivos em várias comunidades, incluindo Ribeirão do Salto, Ribeirão Areado e Ribeirão do Cocho, o município decretou situação de emergência neste domingo (23), por meio do Decreto nº 5.797/2025 (registro estadual nº 7766754).

Lontras, que também teve registros de danos, segue avaliando se emitirá decreto.

Cunha Porã ainda levanta danos após queda de granizo

No Oeste, a Defesa Civil Municipal de Cunha Porã confirmou a ocorrência de granizo em algumas localidades na tarde deste domingo.

As equipes seguem em campo para identificar as áreas afetadas, verificar possíveis danos estruturais e avaliar a necessidade de assistência humanitária. Os números de desabrigados, desalojados, vias interditadas e moradias atingidas continuam em apuração.

União do Oeste registra ao menos 12 casas atingidas

Também na região Oeste, o município de União do Oeste confirmou danos após granizo atingir a área central da cidade. A Defesa Civil Municipal distribuiu lonas às famílias e segue no mapeamento dos prejuízos.

 

Fonte: ND+
Fotos
Comentários