Medo de perder dinheiro com a crise faz brasileiro apostar na poupança, e aplicações disparam
Atualmente, os brasileiros guardam, na poupança, 973 bilhões de reais.
17 de agosto de 2020
A- A A+

Saldo da caderneta de poupança bate, em julho, um novo recorde para o período.

O valor total depositado pelos brasileiros superou o valor total dos saques em 28 bilhões de reais, informa o Banco Central. Resultado totalmente fora do padrão.

Para se ter uma ideia, no ano de 2019 inteiro, a poupança registrou uma captação líquida, ou seja, um volume de entrada 13 bilhões maior que o de saída.

Para especialistas, a mudança está ligada à pandemia do coronavírus. De um lado, muita gente recebeu o auxílio emergencial do Governo e o saque emergencial do FGTS pela poupança e, até o fim do mês, não tinha movimentado toda a grana.

Do outro, pessoas que investiam em renda variável perderam dinheiro, no começo da crise, e migraram para a poupança.

Sem esquecer que março, quando foi decretada a pandemia, foi o pior mês da Bolsa de Valores brasileira em 20 anos.

Considerada a forma mais simples e uma das mais seguras de aplicar o dinheiro, a poupança, por outro lado, passou a render menos, desde 2017, com a queda da taxa básica de juros.

A regra é: sempre que a Selic estiver abaixo de oito e meio por cento, a poupança pagará ao dono do dinheiro 70 por cento desse índice.

Ou seja, hoje, com a Selic em dois por cento ao ano, o menor nível da história, a poupança rende 1,4, mais a taxa referencial.

É menos que a inflação projetada pelo Banco Central para este ano, na casa de 1,6, o que indica que quem escolher esse tipo de investimento vai perder dinheiro.

Atualmente, os brasileiros guardam, na poupança, 973 bilhões de reais.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários