A Unetri Faculdades, de Barracão, está passando pele processo de avaliação institucional.
O procedimento iniciou no dia 27 de outubro, e segue até o dia 7 de novembro.
A avaliação institucional é um processo de pesquisa e de comunicação, que visa proporcionar uma reflexão contínua e revisar permanentemente a atuação da Unetri, no alcance de sua missão e objetivos, buscando qualificação profissional.
Segundo a presidente da comissão de avaliação institucional, professora Elizandra Fiorin Soares, para o processo acontecer foi definida uma comissão própria para o procedimento.
A comissão está assim composta:
Representantes da comunidade externa, as diretoras do Colégio Dr. Mário (Barracão), professora Marlize; Colégio Leonor Castellano (Barracão), professora Maique; e do Colégio Theodureto (Dionísio Cerqueira), professora Márcia.
Representante dos acadêmicos, Josiane (Ciências Contábeis); dos funcionários, Monique e Regivani; e do corpo docente, a professora Elizandra, que preside a comissão.
“Essa comissão é formada pela Lei dos Sinais, instituída pelo MEC, e todas as instituições de ensino superior seguem essas orientações, pois uma das notas que compõem o Índice Geral de Curso (composição das notas institucionais), é atribuída perla comissão, através da avaliação institucional”, citou Elizandra.
A presidente da comissão destacou a importância da avaliação institucional, pois a comissão tem a incumbência de reunir dados, a partir de pesquisas feitas com professores, funcionários e acadêmicos.
“A partir desses dados pesquisados, são avaliados os cinco eixos propostos na Lei dos Sinais, que são compostos por 10 dimensões. Tem cinco eixos e 10 dimensões para serem avaliados”.
Conforme chegam os resultados da pesquisa, a comissão tem a incumbência de sugerir ações de melhorias na instituição”.
Elizandra explicou que a avaliação institucional está na fase de coleta de dados, com os professores, funcionários e acadêmicos respondendo os questionários.
“Na sequência, a comissão avaliará e fará a interpretação dos dados e das sugestões. Depois, em março de 2021, a comissão emitirá um relatório da avaliação, que será encaminhado ao MEC, além de propor, à direção da Unetri, sugestões para melhorias da instituição”, salientou Elizandra Fiorin Soares.