Com a proximidade das eleições para prefeito e vereador, neste ano, os eleitores brasileiros começam a se preparar para a escolha dos novos administradores que estarão à frente dos municípios pelos próximos quatro anos. Alguns cidadãos já têm em mente o que esperam dos gestores que vão assumir em 2021. É o caso de Jonas Oliveira, de 22 anos.
Operador de Telemarketing e microempreendedor, Jonas deseja que os próximos gestores foquem em políticas básicas, como educação e saúde, mas que, além disso, reconheçam o trabalho dos profissionais locais e invistam nas atividades laborais desempenhadas pelos moradores do próprio município.
Esta ideia também faz parte de um compilado de sugestões desenvolvido pelo Sebrae que busca, justamente, orientar os próximos prefeitos e vereadores sobre iniciativas que contribuem para o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendimentos instalados nos municípios.
Trata-se do “Guia do Candidato Empreendedor”. Entre outros pontos, o documento sugere que os gestores municipais deem preferência aos pequenos negócios locais e regionais nas compras da prefeitura. Segundo o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, propostas com esta estimulam a cultura empreendedora e impulsionam a economia desses entes.
Entre as dicas estão adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar; contratar microempreendedores individuais para realizar pequenos reparos e serviços em prédios e espaços públicos, além de apoiar a organização de feiras livres de produtos locais e da agricultura familiar.