Todos os dias, mais de 350 armas de fogo são registradas no Brasil para o uso de civis.
Um levantamento feito pelo Instituto Igarapé, por meio da Lei de Acesso à informação, mostra que, diariamente, 378 armas são legalizadas no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal.
Essa média diária vem sendo registrada desde 2019 e é 8 vezes maior à média de 2018, ano em que foram registradas, em média, 46 armas por dia no sistema da PF – que registra apenas as armas de fogo que ficam nas mãos de civis, incluindo cidadãos comuns, policiais federais e policiais civis.
As armas utilizadas pelas forças militares de segurança, como Exército, Marinha, Aeronáutica, policiais militares e bombeiros, são de responsabilidade do Exército, que também é responsável por conceder direito a colecionadores, atiradores e caçadores.
Vale lembrar que, desde que assumiu, o presidente Jair Bolsonaro adota medidas para flexibilizar o acesso a armas e munições no nosso país.
Algumas regras que facilitariam ainda mais o acesso a armas de fogo e entrariam em vigor essa semana foram barradas pelo Supremo Tribunal Federal, em decisão individual da ministra Rosa Weber, que será analisada em plenário virtual pelos demais integrantes da Corte.
Eles podem validar as suspenções determinadas pela magistrada ou derrubá-las.