A POLÍCIA CIVIL, por meio da DPCAMI de São Miguel do Oeste, tomou conhecimento de que um perfil na plataforma Instagram estaria utilizando imagens de uma adolescente migueloestina e fazendo postagens difamatórias e injuriosas.
Os responsáveis pela adolescente relataram os fatos à equipe policial da DPCAMI que, após diligência de rastreio de dados, conseguiu identificar, no Estado do Rio Grande do Sul, uma adolescente que criou o perfil investigado, bem como outros adolescentes que comentavam e auxiliavam na divulgação das postagens alvos de investigação.
Os adolescentes, residentes em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responderão pela prática dos atos infracionais de injúria e difamação. Nenhum deles tinha contato pessoal com a vítima, sequer a conheciam.
A POLÍCIA CIVIL alerta que o comportamento de usuário da internet que viole a honra, o patrimônio ou mesmo a integridade física e psicológica de terceiros, conhecidos ou não, pode caracterizar a prática de crime e dar ensejo à responsabilização penal.
A utilização de perfis falsos ou mesmo o pretexto de se tratar de “brincadeira” não isentam de responsabilidade aquelas pessoas que não se comprometem com uma navegação segura, e isso exige de todos um cuidado especial com a privacidade e segurança de seus acessos, especialmente em redes sociais.