Despacho gratuito de bagagem em voos é aprovado pelo Senado
Se sancionado pelo presidente, bagagens de até 23 kg para voos nacionais e de até 30 kg para internacionais não terão custo.
Por: Jeferson Rodrigues
19 de maio de 2022
A- A A+

Foi aprovado pelo Senado na última terça-feira, dia 17, a volta do despacho gratuito de bagagens em voos nacionais.

 

A proposta ainda precisa ser analisada na Câmara dos Deputados para depois seguir na sansão do presidente Jair Bolsonaro e ser considerada válida. Se sancionada, a nova regra vai permitir o despacho gratuito de até 23 quilos em voos operados no Brasil e de até 30 quilos para viagens internacionais.

 

Como funciona hoje:

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução que dá ao passageiro o direito de levar na cabine uma bagagem de mão de até 10 quilos e autoriza as aéreas a cobrarem por bagagens despachadas.

 

Atualmente, bagagens de 23 quilos em voos nacionais e 32 kg nos voos internacionais são cobradas à parte, com um valor adicional ao da passagem. Cada empresa estabelece o critério de cobrança e as dimensões das malas.

 

 

A justificativa da Anac, à época, era de que a autorização para a cobrança do despacho aumentaria a concorrência e poderia, por consequência, reduzir os preços das passagens. Seis meses depois da regra começar a valer, o preço médio dos bilhetes ficou praticamente estável, de acordo com levantamento da própria agência.

 

Atualmente, os preços das passagens vêm subindo por conta do custo da querosene, acompanhando a alta do petróleo.

Fonte: Oeste mais
Fotos
Comentários